Educação

Reconstrução de escola supera expectativa de alunos e professores em Cândido Mendes

“A obra realizada nesta escola foi muito além do que esperávamos. Acreditávamos que seriam feitos reparos, porém da estrutura antiga praticamente nada foi aproveitado, tudo é novo. A escola foi praticamente colocada em baixo e construída uma nova”. Esta é a avaliação do gestor geral do C.E. Djalma Cruz, Willame Sérgio Matos. A escola que fica no município de Cândido Mendes integra a lista das 50 escolas reconstruídas que já foram entregues pelo Governo do Maranhão.

Às vésperas de completar 24 anos, esta é a primeira reforma realizada na escola, que foi inaugurada em setembro de 1992. Toda a parte estrutural da escola foi reforçada, de modo a garantir mais segurança a alunos e professores, que alegavam que antes as paredes balançavam com qualquer movimento. Além disso, foi trocado todo o telhado, sistemas elétrico e hidráulico, portas, janelas, reboco e revestimento das paredes, piso, e instalado forro e ar condicionado nas salas de aula e de professores. Foram readequados todos os banheiros e construído um para atender pessoas com deficiência.

“Esta escola é a mais bonita que estudei. Vou conversar com todos os alunos para a conservarmos e mantê-la linda como está”, disse Marcelo Sallas, representante dos alunos no Colegiado Escolar.

Quem convivia com a antiga estrutura, elogia a reforma. “Ela não tinha muitos recursos. As salas eram muito acabadas, os quadros eram ruins, sem estrutura adequada para gente. Agora ficou um espaço bem melhor para estudarmos e prestarmos mais atenção nas aulas. Pois uma escola que não é adequada atrapalha a gente de estudar, de aprender”, disse Vitória Letícia Ramalho, 16, que faz 2º ano no C.E. Djalma Cruz.

Opinião dividida por Georgia de Jesus Ribeiro, 14, que também cursa o 2° ano. “A escola era quebrada, tinha muito cupim, o teto era todo desarrumado, o bebedouro era quebrado. Gostei demais. A sala está climatizada, o piso limpo. Gostei também do bebedouro e banheiro que antes eram muito ruins. Agora vai dar mais vontade de estudar e vir para escola”, afirmou.

Agora, com investimentos na ordem de R$ 1,4 milhão, os mais de 1.500 m² do C.E. Djalma Cruz foram reconstruídos, oferecendo mais conforto e dignidade aos quase 700 alunos do município que estudam na unidade e a todo corpo docente.